Assessoria x Cerimonial

Você sabe a diferença entre os serviços de assessoria e de cerimonial?

A assessoria envolve toda a organização e planejamento do evento, desde a sua concepção até a sua realização. Inclui a criação do conceito do evento e do seu estilo, a indicação de fornecedores, o planejamento financeiro, o levantamento de orçamentos adequados, a assistência em todas as escolhas e decisões do cliente, o checklist, o cronograma, a supervisão dos fornecedores no dia do evento, a coordenação no dia do evento para garantir que tudo corra conforme planejado, a recepção dos convidados e outros protocolos do evento. O serviço de assessoria  também poderá incluir o serviço de cerimonial que é algo totalmente diferente.

Mas, afinal, o que é o serviço de cerimonial?

O serviço de cerimonial é, basicamente, constituído pelos protocolos, especialmente os que envolvem as cerimônias de casamento. Ou seja, inclui a colocação de boutonnière nas lapelas para o noivo e padrinhos, a colocação de corsage para as madrinhas, a organização e posicionamento do cortejo, bem como da entrada da noiva, da entrada das alianças e do cortejo de saída. 
Os protocolos das recepções de casamento (entrada dos noivos na recepção, brinde e corte do bolo, primeira dança, arremeso de buquê, entre outros) acabam também sendo chamados de cerimonial por alguns.

Como funcionam os serviços de cerimonial na Orbis?

Nos pacotes de Assessoria Completa e nos pacotes de Assessoria Simplificada para casamentos da Orbis estão incluídos os serviços de cerimonial. Lembramos que algumas igrejas possuem cerimonial próprio.